Herpes labial: sintomas e causas

Manter um sorriso bonito envolve muito mais do que cuidar da saúde e estética dos nossos dentes, afinal, a parte externa também conta – e muito! E, cá entre nós, se tem algo capaz de acabar com qualquer sorriso, isso é a herpes labial, que causa feridas na região da boca e traz com ela diversos transtornos.

Mas o grande problema da herpes labial é que muitas pessoas não sabem identificar os seus sintomas e, principalmente, como evitá-la. Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes que vão ajudar você a entender melhor a herpes labial. Confira!

O que é herpes labial?

A primeira coisa que você precisa saber sobre a herpes labial é que ela é uma infecção causada pelo Herpes Simplex Vírus (HSV), ou seja, é uma doença viral e contagiosa. Esse vírus (HSV) pode ser encontrado em dois tipos, sendo o tipo 1 o causador mais frequente da herpes labial e o tipo 2 mais comum de se manifestar na região genital.

O que muitos não sabem é que o contato com o vírus da herpes costuma acontecer na infância, embora os sintomas demorem para surgir – e em alguns casos nunca apareçam. Isso acontece porque o vírus se instala no organismo e fica inativo, esperando até o momento em que ocorra uma baixa na imunidade para só então se manifestar.

Alguns fatores que podem desencadear um surto de herpes são:

    exposição solar em excesso;
    fadiga física e mental;
    estresse;
    febre e outras infecções.

     

Principais sintomas

A principal característica da herpes labial é o surgimento de feridas em formato de bolhas pequenas, avermelhadas e doloridas na região dos lábios, boca e gengiva. É comum também sentir ardência e coceira no local em que vão aparecer as lesões, sendo este o indicador de um novo “surto”.

Lábios com herpes

Fonte: Portal Beleza

A herpes labial costuma durar entre cinco e dez dias, período em que as bolhas surgem, estouram (liberando um líquido rico em vírus e, portanto, altamente contagioso) e, por fim, entram no processo de cicatrização. Durante esse período, é comum sentir alguns sintomas desconfortáveis, como:

    febre;
    coceira na região da ferida;
    queimação;
    e formigamento.

     

Como evitar a herpes labial

Por se tratar de uma doença transmissível, existem alguns cuidados que podemos tomar para evitar o contágio. Alguns deles são:

    evitar o contato com pessoas que estejam com feridas aparentes na boca (pois é nesse estágio que a herpes se torna mais contagiosa);
    não compartilhar talheres, copos, alimentos etc;
    evitar compartilhar itens pessoais como batom, toalhas e nada que seja usado e entre em contato com a boca, podendo transmitir o vírus.

     

Vale lembrar que, embora o vírus se manisfeste na região bucal, sua ação não está diretamente ligada à higienização incorreta e falta de cuidado com os dentes. Mas ao primeiro sinal de sintomas que possam ser de herpes labial, é muito importante buscar a ajuda de um profissional especializado para que ele possa descartar a relação das feridas com disfunções bucais e, então, indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.

Para ter um sorriso sempre perfeito – tanto por fora como por dentro – é preciso redobrar os cuidados com seus dentes e boca como um todo! Cuide-se e não esqueça de visitar o seu dentista regularmente para manter sua saúde bucal sempre em dia!




Atendimento no WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais